José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

O ano de 2019

Do jornalista Jaime Cimenti

10/01/2019 às 12:38
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Calma, calma, a ressaca do Réveillon já passou. (...) Tenho a impressão de que o mundo não vai acabar em 2019, que me desculpem os eternos arautos do apocalipse. E se esse mundo acabar, devem surgir outros big bangs, outros mundos ou criaturas criadas por Deus ou por quem você quiser, você decide. Será que foi Deus que criou o big bang? 

Os primeiros dias do ano não se prestam a uma pergunta de tamanho oceânico destas. Melhor seguir perguntando, filosofando. Filosofar é perguntar. A vida tem e sempre teve mais perguntas que respostas. A vida tem sempre razão. Os grandes mistérios devem ficar misteriosos e seria muito chato saber de tudo. Siga perguntando, falou um dia, um certo guru que encontrei numa noite escura e ao qual perguntei qual era sua mensagem final, antes de partir. 

Ele respondeu a pergunta dizendo que eu devia seguir perguntando. Certo ele, as palavras e as perguntas são infinitas, livres como gaivotas nas beiras das praias, sobrevoando os mares. Machado de Assis disse que matamos o tempo e que ele nos enterra. Mario Quintana escreveu que o tempo é só um ponto de vista dos relógios. Uns ainda pensam que tempo é dinheiro. Mentira. Dinheiro é acumulável, tempo passa e não se guarda no cofre. (...)

Enfim, aproveite o começo do ano para iniciar os planos e as ações que te farão feliz, mesmo que isso seja uma dieta, dormir e levantar cedo, trabalhar mais, fazer exercícios e ter compaixão, paciência e crença no ser humano. (...) Ano novo, vida nova, hora de fazer uma limpeza, um feng shui milenar para harmonizar o ambiente, as energias e a mente. (...)

Este 2019 será um ano marcante para os brasileiros e o Brasil. Acima das diferenças individuais e grupais, deve pairar o que for mais saudável e adequado para o conjunto, para o coletivo. Não é fácil, nunca foi, mas é o melhor e mais saudável caminho, o rumo da democracia, atualizada e reinventada a cada ano-novo. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Com saída da Caixa, Atlético acerta com banco BMG como patrocinador máster: https://t.co/P6zBjTGSFp https://t.co/DwFMf6QE43

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️ Clube já terá a marca na camisa no jogo deste domingo.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ‪⚽️ Olha o @AmericaMG estreando na temporada 2019 diante da Caldense, em Caldas Novas. ‬ ‪📻 Sintonize na Rádio de Minas!!! ‬

    Acessar Link