José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

O ano de 2019

Do jornalista Jaime Cimenti

10/01/2019 às 12:38
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Calma, calma, a ressaca do Réveillon já passou. (...) Tenho a impressão de que o mundo não vai acabar em 2019, que me desculpem os eternos arautos do apocalipse. E se esse mundo acabar, devem surgir outros big bangs, outros mundos ou criaturas criadas por Deus ou por quem você quiser, você decide. Será que foi Deus que criou o big bang? 

Os primeiros dias do ano não se prestam a uma pergunta de tamanho oceânico destas. Melhor seguir perguntando, filosofando. Filosofar é perguntar. A vida tem e sempre teve mais perguntas que respostas. A vida tem sempre razão. Os grandes mistérios devem ficar misteriosos e seria muito chato saber de tudo. Siga perguntando, falou um dia, um certo guru que encontrei numa noite escura e ao qual perguntei qual era sua mensagem final, antes de partir. 

Ele respondeu a pergunta dizendo que eu devia seguir perguntando. Certo ele, as palavras e as perguntas são infinitas, livres como gaivotas nas beiras das praias, sobrevoando os mares. Machado de Assis disse que matamos o tempo e que ele nos enterra. Mario Quintana escreveu que o tempo é só um ponto de vista dos relógios. Uns ainda pensam que tempo é dinheiro. Mentira. Dinheiro é acumulável, tempo passa e não se guarda no cofre. (...)

Enfim, aproveite o começo do ano para iniciar os planos e as ações que te farão feliz, mesmo que isso seja uma dieta, dormir e levantar cedo, trabalhar mais, fazer exercícios e ter compaixão, paciência e crença no ser humano. (...) Ano novo, vida nova, hora de fazer uma limpeza, um feng shui milenar para harmonizar o ambiente, as energias e a mente. (...)

Este 2019 será um ano marcante para os brasileiros e o Brasil. Acima das diferenças individuais e grupais, deve pairar o que for mais saudável e adequado para o conjunto, para o coletivo. Não é fácil, nunca foi, mas é o melhor e mais saudável caminho, o rumo da democracia, atualizada e reinventada a cada ano-novo. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Ex-diplomata diz que Brasil ganhou confiança dos Estados Unidos com visita de Bolsonaro: https://t.co/EaY0hAlbgO https://t.co/ViiGjrKZSV

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Campanhas de conscientização estão entre os principais responsáveis pela queda nos números

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Medicamentos falsos podem trazer vários problemas de saúde, piora do quadro clínico e até mesmo matar.

    Acessar Link