DIGI+ Campeão Mineiro - Internas

Notícias

Falta de medicamento para fibrose cística dificulta que pacientes se alimentem em BH

Por Redação, 11/01/2019 às 08:45
atualizado em: 11/01/2019 às 10:02

Texto:

Pacientes com fibrose cística estão sem remédio para tratamento em Belo Horizonte. Com a falta dos medicamentos, que deveriam ser disponibilizados pelo Governo de Minas, eles não conseguem se alimentar, pois a doença afeta o sistema digestivo.

Claudiana Armendane, presidente da Associação Mineira de Assistência a Mucoviscidose – como também é chamada a fibrose cística – (Amam), afirma que a ausência de remédio é recorrente e traz sérias consequências. “Infelizmente, os pacientes já vinham sofrendo há bastante tempo com a falta de abastecimento por falta de entrega de fornecedor, mas o momento hoje se tornou mais do que caótico. Está faltando praticamente todos os medicamentos.”

Armendane conta que o medicamento é retirado nas Gerências Regionais de Saúde (GRS). “O paciente tem recebido a informação de que os medicamentos estão sem condições de sair do almoxarifado para a GRS por falta de funcionários”, diz.

De acordo com a presidente da Amam, a fibrose cística afeta principalmente os aparelhos digestivo e respiratório, e os medicamentos são imprescindíveis. “É impossível o paciente ficar sem o uso contínuo dessas medicações”, destaca ela, que relata haver cerca de 600 pacientes com a doença em Minas.

Resposta do governo

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde garantiu que um dos remédios, a Pancreatina, está disponível farmácia da Regional Belo Horizonte. No entanto, a pasta admitiu que outro medicamento, a Alfadornase, está em falta, mas o problema deve ser resolvido nas próximas horas.

Ainda segundo a secretaria, outros dois remédios, o Ursacol e o Nutren, são adquiridos apenas por via judicial. O Ursacol já foi comprado e o fornecedor fará a entrega. Já as dietas Nutren estão em processo de compra, por meio de pregão eletrônico.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Ja mandou seu recado para o Bastidores? @joaovitorxavier e Cadu Doné aguardam seu WhatsApp: (31)996519657.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Adivinha o nome da rua? Sossego.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    De acordo com denúncias recebidas pela Itatiaia, funcionários da prefeitura disseram que fariam uma galeria para melhorar a rede pluvial e de esgoto da via. Porém a obra não t...

    Acessar Link