Notícias

Falta de medicamento para fibrose cística dificulta que pacientes se alimentem em BH

Por Redação, 11/01/2019 às 08:45
atualizado em: 11/01/2019 às 10:02

Texto:

Pacientes com fibrose cística estão sem remédio para tratamento em Belo Horizonte. Com a falta dos medicamentos, que deveriam ser disponibilizados pelo Governo de Minas, eles não conseguem se alimentar, pois a doença afeta o sistema digestivo.

Claudiana Armendane, presidente da Associação Mineira de Assistência a Mucoviscidose – como também é chamada a fibrose cística – (Amam), afirma que a ausência de remédio é recorrente e traz sérias consequências. “Infelizmente, os pacientes já vinham sofrendo há bastante tempo com a falta de abastecimento por falta de entrega de fornecedor, mas o momento hoje se tornou mais do que caótico. Está faltando praticamente todos os medicamentos.”

Armendane conta que o medicamento é retirado nas Gerências Regionais de Saúde (GRS). “O paciente tem recebido a informação de que os medicamentos estão sem condições de sair do almoxarifado para a GRS por falta de funcionários”, diz.

De acordo com a presidente da Amam, a fibrose cística afeta principalmente os aparelhos digestivo e respiratório, e os medicamentos são imprescindíveis. “É impossível o paciente ficar sem o uso contínuo dessas medicações”, destaca ela, que relata haver cerca de 600 pacientes com a doença em Minas.

Resposta do governo

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde garantiu que um dos remédios, a Pancreatina, está disponível farmácia da Regional Belo Horizonte. No entanto, a pasta admitiu que outro medicamento, a Alfadornase, está em falta, mas o problema deve ser resolvido nas próximas horas.

Ainda segundo a secretaria, outros dois remédios, o Ursacol e o Nutren, são adquiridos apenas por via judicial. O Ursacol já foi comprado e o fornecedor fará a entrega. Já as dietas Nutren estão em processo de compra, por meio de pregão eletrônico.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Ex-diplomata diz que Brasil ganhou confiança dos Estados Unidos com visita de Bolsonaro: https://t.co/EaY0hAlbgO https://t.co/ViiGjrKZSV

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Campanhas de conscientização estão entre os principais responsáveis pela queda nos números

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Medicamentos falsos podem trazer vários problemas de saúde, piora do quadro clínico e até mesmo matar.

    Acessar Link