Unimed - Novembro - Maxiboard - Internas

Notícias

Grande BH tem mais cascavéis do que outras regiões metropolitanas do país

Por Jacqueline Moura/ Itatiaia, 06/12/2018 às 14:36
atualizado em: 06/12/2018 às 14:48

Texto:

A Grande Belo Horizonte já é a Região Metropolitana com mais feridos por ataques de cascavel no Brasil. A cobra tem um veneno poderoso que pode matar em poucas horas. E o número de acidentes começa a aumentar nesta época do ano, quando o calor aumenta. Quase 50% dos atendimentos de acidentes provocados por serpentes são registrados no verão.

“Na primavera e no verão, as serpentes têm maior atividade e a população ainda busca as zonas rurais para se banhar, para lazer e até para atividades agrícolas”, alerta o médico Adebal Andrade Filho, coordenador do Serviço de Toxicologia do Hospital de Pronto Socorro João XXIII, referência no atendimento às vítimas de animais peçonhentos. 

De acordo com o médico, até o dia 28 de novembro deste ano foram atendidos no HPS 586 casos de picadas de cobra. São 53 casos por mês, quase dois por dia. “Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, há uma divisão equilibrada entre acidentes com jararacas e cascavéis. Diferente do que acontece no restante do Brasil, quando a maioria dos casos registrados é de acidentes com jararacas. Isso acontece devido ao nosso clima e à vegetação. Lembrando que os casos mais graves são por acidentes com cascavel”, detalha o médico. 

O veneno da cobra cascavel provoca a destruição das fibras musculares, paralisia respiratória e distúrbio de coagulação. O sangue fica incoagulável e a pessoa começa a ter sangramentos no sistema nervoso central e no sistema digestivo. Os venenos ainda podem deixar sequelas graves. “No caso do veneno da cascavel a sequela é a insuficiência renal, já o veneno da jararaca pode causar amputação de membros”, alerta Andrade. 

Um dos motivos que explicam a maior proporção de cascavéis na Grande BH é a degradação da natureza, segundo o especialista, o que ajuda a reduzir a população de jararacas, que são menos resistentes. 

Em casos de acidentes com cobras, o atendimento médico deve ser procurado imediatamente para iniciar o tratamento com aplicação do soro e outros medicamentos, se necessário. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Zema anuncia sétimo nome para equipe de secretários: https://t.co/yOWBj4KbUU https://t.co/luGzrMG8Rt

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Zema prometeu que até esta sexta anunciaria todos os nomes, mas faltam quatro para as 11 pastas previstas.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Cada cidadão pode agendar até três serviços por CPF por mês.

    Acessar Link