- A Rádio
- Esportes
- Editorias
- ItaCast
- Central de áudios
- Colunistas
- Quem Somos
- Fale Conosco
O governador Romeu Zema (Novo) afirmou nesta segunda-feira que o estado gasta cerca de R$ 100 milhões por ano com as contas de água dos presídios. Para reduzir os custos, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) anunciou na sexta-feira (29) que a partir desse domingo (1º) a água está disponível 6 horas por dia nas penitenciárias.
“O recurso está muito curto. Quem sabe vamos descobrir canos furados. É uma medida preliminar ainda”, explicou o governador, que ressaltou que cada detento gasta, em média, quase o dobro de água de um cidadão em liberdade. Conforme a Sejusp, a diferença é de 88%.
Zema disse não temer uma revolta dos presidiários. “Estamos fazendo com muito critério, nada que vai afetar o dia a dia deles. Regiões mais quentes vai ser tratada de uma maneira [diferente]”, argumentou.
As declarações foram dadas em solenidade na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, onde o governador lançou o decreto do Programa Estadual de Conversão de Multas Ambientais, em que até 50% do valor das infrações podem ser pagos com o financiamento de projetos de recuperação ambiental.