Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Comitê extraordinário da covid-19 aprova nova versão do programa Minas Consciente 

29/07/2020 às 04:20
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

O governador Romeu Zema vai anunciar daqui a pouco, às 16h30, a nova versão do Minas Consciente, que acaba de ser aprovada. As principais novidades, informações exclusivas e em primeira mão aqui da Coluna Em cima do Fato, são: protocolo único e mais completo para todas as empresas; reorganização em três ondas ao invés de quatro e sem exclusão de atividades; análise microrregional e não apenas macro; aprimoramento dos indicadores considerados na primeira versão, enquadramento simplificado para municípios com menos de 30 mil habitantes. 

As construções foram feitas pelo Comitê de Operações de Emergência em Saúde (Coes) junto com a Associação Mineira de Municípios (AMM). A informação de bastidores é que Julvan Lacerda, presidente da AMM, defendeu a necessidade de critérios diferenciados para municípios pequenos e a possibilidade de avaliação microrregional. Embora o representante dos prefeitos não esteja dando entrevistas nos últimos dias, a informação no meio político é que, pela vontade da maior parte dos municípios, a defesa é de que eles tivessem autonomia para continuar com as regras de seus próprios decretos municipais. No entanto, diante do avanço do número de casos e da ocupação de leitos, o Ministério Público recorreu à Justiça solicitando que todos aderissem às regras do estado para que houvesse uma coordenação da reabertura das atividades econômicas. 

Depois da decisão judicial, a pedido do Ministério Público, que obrigou a adesão ao Minas Consciente ou a Resolução 17, também do governo do estado, que prevê o funcionamento apenas do essencial, alguns municípios que aderiram tiveram problemas entre os comerciantes, já que tinha decretos menos exigentes e tiveram que adotar normas mais rígidas. Foi o que aconteceu em Mariana e tem gerado protestos e mais protestos. Moradores da cidade chegaram a fechar o acesso às mineradoras que, consideradas serviços essenciais, estão funcionando normalmente. 

Para fazer a nova versão do Minas Consciente também foram acolhidas sugestões recebidas na consulta pública que ficou aberta por uma semana. Há uma forte pressão pelo retorno de atividades que estão na linha vermelha do programa Minas Consciente e que, para quem está em cidades com decretos mais rígidos ou adotou o programa, estão proibidas há mais de três meses. É o caso de academias e clubes, atividades consideradas de alto risco de contaminação. 

As propostas que acabam de ser votadas pelo Comitê Extraordinário da covid-19 com a presença do  governador, do vice, de todos os secretários e participação de Tribunal de Justiça e Minas Gerais, do Ministério Público, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado. O anúncio do resultado está previsto para daqui a pouco, as 16h30, pelo governador Romeu Zema em uma live. 

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, daqui duas semanas, o número de casos de covid-19 deve começar a cair em Minas, o que significa que o estado estará saindo do platô, que é o momento que estamos vivendo na curva da doença, com um número alto de casos, mas estabilizado. 

Para Belo Horizonte, novidades devem ser anunciadas na próxima sexta-feira, quando a prefeitura deve realizar a rotineira entrevista coletiva. 

 

 


 

 

 

ABC da Política 

Platô da Covid19 - é o topo da curva, mas sem uma descida acentuada. Fazendo uma comparação com o relevo, seria um planalto, como se fosse a parte alta de uma montanha, só que com uma superfície extensa.

No caso, da Covid, o número de casos subiu, está alto, e permanece assim por um tempo, até que comece a cair pouco a pouco. 

*As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no do ABC da Política, para consulta e compartilhamento, no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'O projeto introduz dispositivos claros e objetivos, com penalidade para aqueles que prestarem informações falsas ou deixarem de executar as medidas compensatórias', defend...

    Acessar Link