Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Termina nesta semana para servidores da Assembleia que serão candidatos se afastarem dos cargos

11/08/2020 às 05:17

Termina no sábado (15), o prazo para desincompatibilização de servidores da Assembleia Legislativa que serão candidatos nas eleições municipais. Normalmente,  gabinetes empregam servidores comissionados que, muitas vezes, desde o início dos mandatos, sabem que disputarão eleições municipais. Vários deles, com frequência, são candidatos derrotados de eleições anteriores e comumente disputam vagas nos legislativos municipais. Quando são eleito, costumam ser uma espécie de braço do gabinete estadual.
 
Conveniência
O fato de estar lotado em um gabinete, dá ao futuro candidato condições de passar os quatro anos do mandato do chefe fazendo campanha já que, normalmente, dependendo da função, ele acompanha o parlamentar nas agendas públicas e nas internas e tem atuação direta junto ao eleitorado.
 
Prática antiga
Essa não é uma prática nova na política, embora não tenha nada de ilegal, há quem julgue que seja imoral. Para os que gostam de usar o termo velha política, se referindo a hábitos que poderiam ser julgados imorais, no trato da coisa pública, talvez a manutenção intencional de um servidor para que ele ganhe capital político e sustento financeiro enquanto se prepara para eleição poderia se enquadrar nessa definição. Uma questão de interpretação. Mas uma coisa é certa, todos os servidores, de qualquer dos poderes, assim como profissionais da iniciativa privada, tem garantido na lei o direito de se candidatar a um cargo público, embora com pesos e medidas diferentes.
 
Vários pesos, várias medidas
Para os deputados, as normas são diferentes, há uma vantagem em relação aos demais, eles podem ser candidatos sem ter que se afastar do cargo e permanecem tendo a visibilidade do parlamentar durante todo o período eleitoral. Conforme o primeiro levantamento feito pela Itatiaia este ano, em fevereiro, pelos menos 22 dos 77 parlamentarias eram cotados para disputar prefeituras em todo estado. O prazo para registro termina em setembro.
https://www.itatiaia.com.br/noticia/levantamento-da-itatiaia-mostra-que-22-deputa
 
Mais um parlamentar com Covid-19
 
A Assembleia Legislativa tem mais um deputado com Covid-19, Gil Pereira (PP) testou positivo, está assintomático, e isolado em casa, em Belo Horizonte, conforme a Itatiaia informou em primeira mão. O legislativo tem hoje 27 casos registrados.
 
ABC da política
Cargo comissionado - cargo ocupado, temporariamente, por uma pessoa que não faz parte do quadro de funcionários que prestaram concurso para administração pública. Os cargos comissionados podem ser ocupados por indicados políticos ou por meio de processos seletivos de contratação (que não são concursos públicos).
 
 
*As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no do ABC da Política, para consulta e compartilhamento, no Instagram @reporteredilenelopes

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'O projeto introduz dispositivos claros e objetivos, com penalidade para aqueles que prestarem informações falsas ou deixarem de executar as medidas compensatórias', defend...

    Acessar Link