Gustavo Lopes

Coluna do Gustavo Lopes

Veja todas as colunas

O torcedor Decide

20/07/2020 às 05:00

Há alguns anos a discussão sobre a continuidade ou não dos estaduais tem sido uma constante. No início dos anos 2000 experimentou-se sua realização sem os grandes. Depois diminuíram as datas. E agora a TV Globo tem dado sinais de que não se interessa mais pela sua transmissão, especialmente após a edição da MP 984 que conferiu aos mandantes o direito de arena.

Tem ganhando força a ideia de se iniciar o Brasileirão em fevereiro. Há, ainda, a incógnita quanto aos estaduais de 2021, pois a temporada atual somente deve acabar em fevereiro daquele ano.

O fato é que as competições esportivas precisam ser viáveis e atrativas ao público.

Atento a isso, o Estatuto do Torcedor criou a figura do Ouvidor de Competições ao estabelecer que as Federações designem o Ouvidor, fornecendo-lhe os meios de comunicação necessários ao amplo acesso dos torcedores.

O Ouvidor da Competição tem o dever de recolher as sugestões, propostas e reclamações que receber dos torcedores, examiná-las e propor à respectiva entidade medidas necessárias ao aperfeiçoamento da competição e ao benefício do torcedor.

Ao torcedor deve ser garantido o amplo acesso ao Ouvidor de Competições, mediante comunicação postal ou mensagem eletrônica; e o direito de receber do Ouvidor da Competição as respostas às sugestões, propostas e reclamações, que encaminhou, no prazo de trinta dias.

Ademais, o site da Federação deverá conter as manifestações e propostas do Ouvidor de Competições.

Dessa forma, o torcedor pode enviar reclamações ao Ouvidor do Campeonato Mineiro questionando a fórmula de disputa e, até mesmo, sugerindo alterações.

Ocorre, entretanto, que, em consulta aos sites das 27 Federações estaduais, em muitas delas não há indicação do Ouvidor de Competições, nem ampla divulgação de acesso.

O Estatuto do Torcedor exige a nomeação de um Ouvidor personificado e com amplo acesso, a fim de que o torcedor tenha um canal aberto com a Federação.

Os campeonatos estaduais merecem uma Ouvidoria forte atuante.

Nesse momento de indefinição quanto aos estaduais, especialmente no que diz respeito a número de datas, fórmulas e períodos de disputa e até mesmo sobre sua continuidade, é importante que o torcedor participe dos debates e tenha a opinião levada em consideração.

O torcedor precisa saber do seu direito de opinar e se manifestar e precisa exigir que as Federações cumpram a Lei.

A sobrevivência dos Estaduais passa pela necessidade de se incentivar a manifestação dos torcedores e aproximá-los da competição por intermédio de seu Ouvidor.

Tal medida, além de trazer maior público e engrandecer o campeonato, poderia ter um mega impacto para os patrocinadores.

Portanto, torcedor, chegou o momento acesse o site da Federação de seu estado, contacte o ouvidor ou, na sua ausência, a própria Federação e opine sobre os estaduais.

Porque, no final, VOCÊ DECIDE!

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'O projeto introduz dispositivos claros e objetivos, com penalidade para aqueles que prestarem informações falsas ou deixarem de executar as medidas compensatórias', defend...

    Acessar Link