José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

A gente não deveria se importar com quem nos ajudou a seguir em frente em meio à pandemia?

Da jornalista Aline Midlej

06/07/2020 às 12:14
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

(...) Entre tantas reflexões sobre as fraturas sociais expostas por essa pandemia, eu ainda não havia olhado para o retrovisor durante esses meses de ruas vazias, em que o pouco de companhia era feito por essas motos e bicicletas nas idas e vindas ao trabalho.

Quase invisíveis, mas essenciais para a sobrevivência dos hábitos, gostos e mimos das classes abastadas. Garantiram o almoço, a taça de vinho de cada noite, a sensação de que dava para aguentar. Expostos ao vírus e à informalidade que está se traduzindo em precarização do trabalho.

Você pode debater as reivindicações que fazem esses 4 milhões de jovens sobre duas rodas que têm ido às compras por você. Mas pensa bem: as novas rotinas geradas pela pandemia testam nossa consciência acerca dos próprios confortos e privilégios: não se trata de sentir culpa, mas de querer enxergar o que pode estar por trás de uma simples compra por aplicativo. A construção de uma sociedade mais justa, integrada e digna passa por isso.

No dia da paralisação, profissionais da saúde voluntários foram vistos distribuindo álcool em gel e água para os entregadores que se manifestavam. Alguns médicos diziam estar ali por solidariedade e empatia, pois também se sentiam vulneráveis no meio dessa crise.

As empresas rebatem as críticas, dizem que apenas fazem a intermediação entre clientes e entregadores.

Então como nós, clientes, podemos estimular essas mudanças a partir do nosso consumo mais consciente e atento?

Tenho pensado sobre isso. E até que resoluções viáveis se construam, na próxima vez que fizer as compras lá pra casa, vou tentar enxergá-los melhor, esticar um pouco a conversa, saber da família, dos sonhos, ter uma palavra a mais. Mas prometo ser rápida porque tô ligado no esquema.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    O Flecheiro joga o seu 101° jogo pelo Cruzeiro #itatiaia

    Acessar Link