José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

O coletivo e a dignidade na pandemia

Da jornalista Aline Midlej

26/03/2020 às 11:27
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Um dos principais aliados contra a pandemia do novo coronavírus está em falta na casa de 35 milhões de brasileiros. Água limpa! (...) Falta o básico pra muita gente, sem tempo e dinheiro para peregrinar por farmácias em busca de um tubinho de álcool em gel que pode custar R$ 10 e durar poucos dias - se você levar a sério as recomendações do momento.

Mas temos outra arma poderosa e que poderá salvar vidas nas próximas semanas: espírito coletivo. Às vezes pode estar tão em falta quanto as máscaras cirúrgicas, e não só no Brasil já conhecido por seus preconceitos e tensões sociais. (...)

Não é a primeira pandemia que o mundo moderno enfrenta nem será última pelas projeções científicas - muito pelo contrário. Os vírus testarão cada vez mais nossa habilidade de pensar no coletivo, ainda que por força maior dos possíveis impactos na saúde pública. É um desafio até para os profissionais mais comprometidos e experientes. (...)

A gente diz para as pessoas evitarem ambientes aglomerados, usar álcool. Mas no Brasil da maioria, ali perto, existem pessoas que nem sequer tem saneamento. Gente que atravessa a cidade pegando vários transportes públicos. Não tem escolha. (...)

Mas falemos sobre heranças positivas. A pandemia, sendo superada – com o menor dano possível, é minha torcida - pode deixar uma consciência mais humana e coletiva. Além da bem-vinda mudança nos hábitos de higiene, claro. Ficou claro que, na média, a gente não é bom nesse negócio de lavar a mão.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Jogador afirmou não guardar mágoa do Cruzeiro e disse que tem amigos no clube celeste.

    Acessar Link