José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

Carta aos mais jovens

Da jornalista e escritora Miriam Leitão

30/03/2020 às 11:06
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Que tempo difícil para ser jovem. Há um mundo de coisas a viver, festas a ir, alegrias para sentir, amores a procurar, segredos a sussurrar e você teme um inimigo oculto que, involuntariamente, pode estar carregando para perto das pessoas que ama.

Que tempo difícil para ter filhos pequenos. É difícil convencer-se de que as crianças estão protegidas. (...) E você olha para as pequenas pessoas que ainda dependem das suas decisões e não sabe o que fazer para cumprir seu papel. (...) Como evitar que o perigo entre em seu lar?

O inimigo não mostra seu rosto, caminha invisível por mãos desconhecidas, está no ar que alguém respirou por perto, aguardava naquele corrimão que você tocou ao descer para buscar alimento. Roubou a bonita palavra “comunitária” para avisar que qualquer um pode estar nesse momento espalhando o que nos adoecerá. Está entre nós. (...)

Que tempo difícil para se viver em qualquer idade, mas principalmente para os que acham que precisam dedicar sua vida a proteger os mais velhos. É a inversão de tudo. A vida deveria ser dedicada a olhar para a frente e sonhar com o futuro e viver um novo amor e admirar o crescimento dos filhos. E há uma nuvem sobre nós que não vemos, trazendo o medo, a inquietação, o desconhecido. (...)

Queridas pessoas mais jovens. Foram várias as angústias que já vivi, por isso posso assegurar. A dor passará, a aflição será temporária, a casa será o abrigo. Depois haverá sempre o lado de fora, o sol, o verde das plantas, a água do mar, a algazarra da festa, o aconchego dos abraços, o prazer de um grande amor, o orgulho de ver as crianças crescendo, a extrema alegria de ver o neto aprendendo a viver. (...)

Nós nos veremos em breve por aí, tomaremos um chá ou uma bebida mais forte, lerei poesias, ouvirei as novidades e contarei as histórias desses longos dias da nossa ausência.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Jogador afirmou não guardar mágoa do Cruzeiro e disse que tem amigos no clube celeste.

    Acessar Link