José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

Solidariedade e Convivência

Do jornalista Cláudio Furtado

18/07/2020 às 11:21
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

No meio desta terrível pandemia, causada por um inimigo comum, poderoso e agressivo, brotam a cada instante, em nosso país, do Alto Leblon ao Fundo da Grota, atos comuns de puro amor ao próximo. Gestos de mãos estendidas ofertam amor na doação de máscaras, alimentos, roupas, carinho, conforto. É a bendita "solidariedade", um olhar para o próximo, garantia de sobrevivência para muitos, crescimento espiritual, corações aquecidos, sopro de esperança para um mundo melhor, mais justo. (...)

Pior do que o vírus que nos isola é o ódio que corrói as mentes e afasta os corpos. No decorrer destes últimos anos, e agora, em meio à peste, em nosso país, nas ruas e nas redes sociais, também se acentuaram exemplos de atitudes formadoras de caminhos muitas vezes sem perspectivas de volta. Por motivos, aparentemente verdadeiros, mas, no decorrer do tempo, comprovadamente frágeis, rasos, muitos irmãos passaram a desconhecer irmãos. Amigos íntimos tristemente se afastaram e até casais "unidos para sempre" se tornaram surdos diante de suas promessas.

A arte de saber viver não significa concordar com tudo. Discordar é saudável, democrático. Conviver também é ouvir, ceder, perdoar. O Brasil é de todos nós, dos que aqui nasceram e daqueles que por aqui chegaram, se abrigaram, criaram raízes, atraídos pela alegria e doçura do nosso povo, essências que não podem ser perdidas. Fronteiras são apenas convenções. Elas demarcam espaços, mas não separam ou aprisionam sentimentos, sonhos, que são comuns. Afinal, somos uma grande família global, filhos da mesma terra. Tem saída. Um passo importante já foi dado. É só abrir os olhos. E escutar mais o som do coração.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'O projeto introduz dispositivos claros e objetivos, com penalidade para aqueles que prestarem informações falsas ou deixarem de executar as medidas compensatórias', defend...

    Acessar Link